WEB 2.0
"A WEB 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva" (Tim O'Reilly).
O termo WEB 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web onde está reforçado o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. Nesta versão o ambiente on-line é mais dinâmico e que os usuários colaboram para a organização de conteúdo. Com efeito, a WEB1.0 era uma rede que interligava diversas plataformas, cada uma das quais com as suas mais valias, mas sem uma funcionalidade global, capaz de comunicar e partilhar conteúdos e serviços já existentes e além disso trazer novas motivações aos utilizadores, que tornasse a WEB verdadeiramente participada e democrática aos mais diversos níveis. A WEB2.0 (2004) surge como uma rede e plataforma que comunica e partilha conteúdos e serviços, onde os conteúdos pessoais, produzidos por cada um dos utilizadores, encontram o seu espaço e obtém a divulgação adequada. O Blogue é uma ferramenta de comunicação da WEB 2.0 que nos permite publicar, procurar, partilhar e subscrever informação.
Nas palavras de Tim O’Reilly a WEB2.0, não tem fronteiras bem definidas, sendo, um núcleo gravitacional, onde orbitam vários conceitos e recomendações das quais se destacam:
- participação;
- descentralização;
- confiança no conteúdo dos utilizadores;
- interfaces de utilização ricos;
- mistura de conteúdos;
- normalização e organização de informação;
A WEB 2.0 é um “sistema e fonte de informação” em permanente mudança e evolução, resultado da sua utilização; a informação é avaliada por diversos tipos de mecanismos, sendo criadas relações de relevância entre as informações a partir dessa avaliação.
Destaca-se algumas ferramentas da WEB 2.0: (1) AdSense, (2) Ajax, (3) Blogs, (4) Mash-ups, (5) RSS "really simple syndication", (6) Tagging e (7) Wikis.
Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Web
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtml
http://blog.uncovering.org/archives/tecnologia/
http://www.carreirasolo.org/archives/web_20_voce_sabe_o.html
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial